english
geoLoc
geoLoc é uma ferramenta desenvolvida pela equipe do CRIA com o objetivo de auxiliar o trabalho de coleções biológicas no georreferenciamento de seus acervos. Foram compilados dados dos seguintes gazetteers para o Brasil: IBGE (http://www.ibge.gov.br), rede speciesLink (http://splink.cria.org.br) e o GEOnet Names Server (http://earth-info.nga.mil/gns/html).

O banco de dados contém mais de 750.000 registros de localidades brasileiras. A busca pode ser feita pelo nome completo ou parcial da localidade, sendo que a informação do estado é opcional. No caso do nome incompleto da localidade pode ser necessário optar pela "busca detalhada" onde a resposta da ferramenta será mais lenta.

Além de exibir os dados das localidades encontradas no banco de dados, um mapa do Brasil é exibido mostrando os pontos onde as localidades foram encontradas. O usuário pode destacar cada localidade no mapa clicando no nome apresentado na tabela auxiliar.

O geoLoc também é composto de um algorítmo (baseado no Egaz) capaz de calcular uma coordenada para uma determinada distância e direção. Para isso basta informar a distância no campo "distância (km)", a direção (N, S, E, W, NE, NW, SE ou SW) e clicar sobre a localidade de origem (na tabela). No mapa será exibido o conjunto de coordenadas do ponto selecionado e do ponto calculado, informando o erro inerente ao cálculo da distância.

Uma outra ferramenta disponível é a seleção de layers do mapa que podem ser "ligados" ou "desligados" de acordo com a necessidade do usuário. Um maior detalhamento, como as divisas municipais, aparece à medida que é feito um "zoom" no mapa.

Para importar os dados de uma planilha excel o arquivo deve conter uma coluna com o nome latitude ou locality e uma coluna opcional com o nome estado ou state, clique aqui para efetuar o download de uma planilha de exemplo.

Citação: Ferramenta geoLoc da rede speciesLink, http://splink.cria.org.br/geoloc (data)

Toda crítica, dúvida ou sugestão será bem-vinda e poderá ser enviada para contato@cria.org.br

busca
indicadores
dataCleaning
Lista de Discussão
Centro de Referência em Informação Ambiental, CRIA
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo