SP-ALGAE - Herbário do Estado Maria Eneyda P. Kaufmann Fidalgo - Coleção de Algas

IPA/SP - Instituto de Pesquisas Ambientais
Núcleo de Coleções Biológicas, Geológicas e Paleontológicas
Coleção SP
Instituto de Botânica;
Av. Miguel Stefano, 3087;
Água Funda;
Entrada pela portaria II
São Paulo - SP - Brasil
04301-012


A maior particularidade desse acervo está relacionada aos diferentes tipos de amostras que a compõe: amostras líquidas (preservadas em formol), lâminas permanentes e exsicatas de material seco. As coletas dos espécimes depositados são oriundas de diferentes ecossistemas aquáticos do Estado de São Paulo e demais estados brasileiros e outros países. O SP-ALGAE está registrado na Rede Brasileira de Herbários (Sociedade Botânica do Brasil) e no Index Herbariorum, e os registros estão disponíveis no sistema Species Link.

A Coleção Líquida encontra-se armazenada em frascos de vidro, fixadas com formol, contendo amostras de macro e microalgas provenientes de diversas regiões do Brasil, ambientes de águas continentais (reservatórios, lagos, rios, banhados), salobras e ambientes marinhos. Há também amostras provenientes de bancos de cultivo de algas e de experimentos, representantes de algas subaéreas, especialmente da Mata Atlântica. A coleção líquida reúne representantes de muitos grupos de algas.

A Coleção de Lâminas é representada, na maioria, por lâminas de amostras preparadas para observação de diatomáceas, de ambientes continentais, marinhos, sedimentos superficiais e de sedimentos provenientes de estudos paliolimnológicos. Há nesta coleção de lâminas vários TIPOS de diatomáceas, registros de materiais brasileiros.

A Coleção de Exsicatas é composta especialmente por macroalgas marinhas - com representantes de Cyanobacteria, Rhodophyta, Phaeophyta e Chlorophyta – tanto de água doce como salgada; com representantes do todo litoral Brasileiro, inúmeros representantes do litoral Paulista, Espírito Santo, além de material proveniente do Caribe, América do Norte, Europa e Continente Antártico, dentre outras regiões.

Online desde: 06/08/2003
Última atualização: 26/03/2024

Número de registros

Total: 30.000
Online: 21.912
Georreferenciados: 4.695
(por município: 12.687)
Com Imagens: 0

Condições para utilização dos dados

Uso de Imagens no formato JPEG: Imagens de exsicatas de plantas do Herbário SP podem ser utilizadas para fins científicos ou educacionais sem custos, desde que solicitada permissão para o curador, e a fonte da imagem deve ser citada como descrito a seguir. Estas imagens são fornecidas no formato JPEG, e portanto não adequadas para impressão.

Como citar

Herbário do Estado Maria Eneyda P. Kaufmann Fidalgo - Coleção de Algas, (SP-Algae)

Contatos

Curador:
Andréa Tucci
atucci@sp.gov.br