Fiocruz-CHIOC - Coleção Helmintológica do Instituto Oswaldo Cruz

Fiocruz - Fundação Oswaldo Cruz
Laboratório de Helmintos Parasitos de Vertebrados
Instituto Oswaldo Cruz - IOC;
Av. Brasil 4365 - Manguinhos, Pavilhão Cardoso Fontes, 3º andar, sala 53 e 54
Rio de Janeiro - RJ - Brasil
21045-900
chioc@fiocruz.br


Atualmente o acervo da Coleção Helmintológica do Instituto Oswaldo Cruz (CHIOC), contém aproximadamente 38 mil amostras, que podem variar de um a centenas de espécimes por lote. É a maior da América Latina e está entre as maiores coleções de referência mundial. Seu acervo reúne helmintos de animais da fauna brasileira, representando a biodiversidade nos biomas da Amazônia, Mata Atlântica, Cerrado, Caatinga, Pantanal e Pampa, ambientes Urbanos, Águas continentais e marinhas. Devido a doações de espécimes do estrangeiro há helmintos dos cinco continentes.
Têm como objetivo manter um acervo para o desenvolvimento de estudos taxonômicos, educação em ciência e divulgação cientifica de pesquisas. A coleção preserva o patrimônio genético de helmintos coletados de hospedeiros da fauna mundial depositados na CHIOC por pesquisadores do Brasil e do exterior, também contemplando outros grupos de invertebrados.
O acervo é constituído por amostras que estão preservadas em material permanente entre lâmina e lamínula ou em frascos em meio líquido.
Foi referida como coleção pela primeira vez por Faria & Travassos (1913). No inicio dos anos 80 a CHIOC foi citada no A Guide to the Parasite Collections of the World (Rego, 1982). Em 1991, tornou-se uma coleção institucional. Ela é fruto de trabalho de campo de Gomes de Faria e seu discípulo Lauro Pereira Travassos, além de depósitos realizados por pesquisadores da época, como Adolpho Lutz, Oswaldo Cruz, Gaspar Viana, entre outros. O seu acervo foi aumentando com a incorporação das coleções particulares e institucionais do final do século XIX e início do século XX (Noronha, 2004a, b). Ela foi registrada por Knoff et al. (2010) no Guide to Helminthological Collections of Latin America.
Além da manutenção periódica e da modernização na estrutura básica organizacional e de preservação da CHIOC, a rotina da coleção envolve a complementação da informatização e treinamento do pessoal para que haja a divulgação e difusão das informações científicas do seu acervo à população, que vem se realizando através da confecção de catálogos impressos e online, material áudiovisual do seu histórico, e do atendimento direto ''in loco'' ou por e-mail, a alunos de cursos técnicos, de graduação, pós-graduação e pesquisadores científicos, que necessitam destas informações para suas pesquisas.

Online desde: 30/07/2012
Última atualização: 26/07/2018

Número de registros

Total: 39.366
Online: 39.366
Georreferenciados: 2.346
(por município: 7.216)
Com Imagens: 0

Condições para utilização dos dados

Disponível na 'Política de Acesso a Dados e Informações sobre Coleções Biológicas', Anexo 1 do Manual de Organização das Coleções Biológicas da Fiocruz, que pode ser obtido pela página web das <a target='_blank' href='https://portal.fiocruz.br/pt-br/content/cole%C3%A7%C3%B5es-biol%C3%B3gicas'> Coleções Biológicas </a> no Portal da Fiocruz.

Como citar

Coleção Helmintológica do Instituto Oswaldo Cruz, CHIOC (http://chioc.fiocruz.br/)

Contatos

Diretor ou chefe de dept.:
José Paulo Gagliardi Leite
diretoria@ioc.fiocruz.br
Curador:
Marcelo Knoff
knoffm@ioc.fiocruz.br
Curador substituto:
Delir Corrêa Gomes Maués da Serra Freire
dcgomes@ioc.fiocruz.br
Outros:
Daniela de Almeida Lopes
daniela.almeida@ioc.fiocruz.br
Outros:
Magda Sanches de Oliveira Simas de Medeiros
sanches@ioc.fiocruz.br