english
o projeto Patrocinadores

 
   A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo é uma das principais agências de fomento à pesquisa científica e tecnológica do país. Apoiou o desenvolvimento inicial da rede speciesLink, no período de 2001 a 2005 (Processo FAPESP 2001/02175-5) e tem dado apoio ao desenvolvimento de aplicativos específicos como o openModeller (Processo FAPESP 04/11012-0) uma ferramenta para modelagem do nicho ecológico de espécies.
 
   A Global Biodiversity Information Facility (GBIF) é uma organização internacional que tem como meta tornar dados sobre biodiversidade acessíveis de qualquer parte do mundo. GBIF, através do contrato GBIFS / FW / 5 / 20040618, tem dado apoio ao desenvolvimento de ferramentas de interesse comum às redes speciesLink e GBIF como aplicativos para a limpeza de dados (dataCleaning).
 
   A J.R.S. Biodiversity Foundation foi criada em Janeiro de 2004 quando a editora BIOSIS foi comprada pela Thomson Scientific. Os recursos da venda foram aplicados a um fundo e esta fundação foi criada. Sua missão é aumentar o conhecimento e promover a compreensão sobre diversidade biológica para o benefício e sustentabilidade da vida na terra. JRS está apoiando o desenvolvimento de ferramentas para a rede speciesLink, como o networkManager.
 
   O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) foi criado pelo Decreto 91.146, em 15 de março de 1985, concretizando o compromisso do presidente Tancredo Neves com a comunidade científica nacional. Sua área de competência está estabelecida no Decreto nº 5.886, de 6 de setembro de 2006. Como órgão da administração direta, o MCTI tem como competências os seguintes assuntos: política nacional de pesquisa científica, tecnológica e inovação; planejamento, coordenação, supervisão e controle das atividades da ciência e tecnologia; política de desenvolvimento de informática e automação; política nacional de biossegurança; política espacial; política nuclear e controle da exportação de bens e serviços sensíveis.
 
   O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) é uma agência do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) destinada ao fomento da pesquisa científica e tecnológica e à formação de recursos humanos para a pesquisa no país. O CNPq recentemente criou o programa dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia. Um dos temas contemplados foi o Instituto Nacional de C&T Virtual da Flora e dos Fungos, coordenado pela pesquisadora Leonor Maia da Universidade Federal de Pernambuco. O CRIA é instituição parceira contribuindo com a sua experiência na rede speciesLink.
 
   A FINEP é uma empresa pública vinculada ao MCT que tem como missão promover e financiar a inovação e a pesquisa científica e tecnológica em empresas, universidades, institutos tecnológicos, centros de pesquisa e outras instituições públicas ou privadas, mobilizando recursos financeiros e integrando instrumentos para o desenvolvimento econômico e social do País.
 
   Primeira rede de acesso à Internet no Brasil, a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) integra mais de 800 instituições de ensino e pesquisa no país, beneficiando a mais de 3,5 milhões de usuários. Em 2005, o então Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) lançou a Nova RNP. O objetivo é melhorar a infraestrutura de redes em níveis nacional, metropolitano e local (redes de campus); atender, com aplicações e serviços inovadores, as demandas de comunidades específicas (telemedicina, biodiversidade, astronomia etc.); e promover a capacitação de recursos humanos em tecnologias da informação e comunicação.
 
   O Centro de Referência em Informação Ambiental, é uma associação civil, sem fins lucrativos, que pretende disseminar o conhecimento científico e tecnológico e promover a educação, visando a conservação e a utilização sustentável dos recursos naturais e a formação da cidadania. O CRIA é responsável pelo desenvolvimento e manutenção da rede speciesLink. Trata-se de um trabalho de parceria com várias coleções biológicas do país que são responsáveis pelos dados disponíveis.


busca
indicadores
dataCleaning
Lista de Discussão
Centro de Referência em Informação Ambiental, CRIA
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo