english
spSearch firefox plugin

O spSearch é um aplicativo desenvolvido pela equipe do CRIA específico para navegadores Mozilla Firefox. Sua finalidade é a otimização das buscas de nomes científicos de espécies na rede speciesLink, que poderão ser feitas diretamente no seu navegador Mozilla Firefox sem que seja necessário a visita à página da rede.

Após instalado no Mozilla Firefox, o mecanismo de busca será exibido na barra de pesquisa localizada no canto superior direito da janela do Firefox, junto aos demais plugins de busca já instalados, conforme imagem abaixo.

Para utilizar o mecanismo de busca, clique no símbolo do spSearch na barra de pesquisa e faça a seleção do plugin spSearch. Logo em seguida, digite o nome cientifico da espécie de interesse no espaço fornecido e pressione enter. Os resultados encontrados serão exibidos na própria janela do Firefox.
A ferramenta está disponível para uso em ambientes Windows versões x86 (32bits) e x64 (64bits), Mac OS e Linux.

Instalação (Windows):
É recomendado que as aplicações Firefox sejam encerradas antes de iniciar a instalação do spSearch. Isto possibilitará fazer update dos arquivos de sistema sem haver a necessidade de reiniciar o Mozilla Firefox.
Por padrão, o spSearch será instalado no diretório "searchplugins" do Firefox, diretório onde encontram-se os demais mecanismos de pesquisa do navegador.
Baixe o spSearch de acordo com a versão do Sistema Operacional *, execute o arquivo baixado com um duplo clique e siga as instruções do assistente de instalação.

* Para saber qual é a versão do seu Sistema Operacional clique com o botão direito do mouse em "Meu Computador" seguido de "Propriedades".

spSearch Firefox plugin (Windows 32 bits) - [Download]

spSearch Firefox plugin (Windows 64 bits) - [Download]

Instalação (Mac OS e Linux):
Faça o download do arquivo XML e copie-o para o diretório "searchplugins" do Firefox. É importante atentar-se que o caminho para o diretório searchplugin pode variar de acordo com a versão do Sistema Operacional

spSearch Firefox plugin (Mac OS e Linux) - [XML] (Clique com o botão direito do mouse e escolha "Salvar link como...")

busca
indicadores
dataCleaning
Lista de Discussão
Centro de Referência em Informação Ambiental, CRIA
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo