LEACOL - Coleção de Abelhas do Laboratório de Estudos sobre Abelhas

UFMA - Universidade Federal do Maranhão
Departamento de Biologia
Av. dos Portugueses, 1966, Baganga - CEP 65080-805
São Luís - MA - Brasil
65080-805


A Coleção de Abelhas da Universidade Federal do Maranhão / LEACOL-UFMA teve início em 1984 a partir de uma coleção referência de Meliponini deixada pelo Prof. João M. F. Camargo. Durante os anos de 1982 e 1983 o Prof. Camargo, permaneceu na UFMA por ocasião da criação do Curso de Ciências Biológicas nesta instituição, estando a Coleção Camargo (RPSP – FFCLRP/USP) sediada no Departamento de Biologia da UFMA. Em 1984 o Prof. Camargo voltou para Ribeirão Preto levando consigo a Coleção de Abelhas, porém deixando uma coleção referência das espécies de Meliponini da região e de outras localidades do Brasil. O objetivo era que aquela pequena coleção fosse o marco, a partir da qual ampliaríamos o status de conhecimento da fauna local, formando assim, uma coleção referência de abelhas para o estado do Maranhão. Com o apoio da UFMA e de outras instituições de pesquisa e algumas empresas (FAPEMA, CNPq, CAPES, FINEP, MMA, VALE, ALUMAR), essa coleção vem sendo fomentada ao longo desses anos, através de vários levantamentos de abelhas nos diversos ecossistemas do Maranhão e estudos de caso, principalmente de Biologia da Polinização de diversas espécies da flora nativa do estado.
A coleção LEACOL conta com aproximadamente 15.000 espécimes de abelhas montados em alfinetes entomológicos, etiquetados e acondicionados em gavetas entomológicas dispostas em armário de aço deslizante com capacidade para 640 gavetas. A ênfase da coleção está nas espécies provenientes do Estado do Maranhão oriundos dos diversos inventários realizados, assim como doações de outras regiões do país. Encontra-se credenciada como fiel depositária de amostras de componentes do Patrimônio Genético do CGEN, sendo também integrada à Rede Interamericana de Informação sobre a Biodiversidade (IABIN).

Online desde: 03/05/2016
Última atualização: 23/05/2019

Número de registros

Total: 19.014
Online: 19.014
Georreferenciados: 18.445
(por município: 512)
Com Imagens: 0

Condições para utilização dos dados

Dados de registros da Coleção de Abelhas da Universidade Federal do Maranhão / LEACOL-UFMA estão disponíveis para uso, desde que observadas as seguintes condições: qualquer uso dos dados de registros em análises ou publicações devem constar nos agradecimentos, com a devida indicação de procedência dos dados originais, e o responsável pela LEACOL-UFMA deve ser notificado; os dados, mesmo parciais, não podem ser redistribuídos sem explícita autorização escrita do responsável pela coleção. Uma cópia de qualquer publicação em que os dados sejam citados deve ser enviada a LEACOL-UFMA. Pesquisadores e suas instituições são responsáveis pelo uso adequado dos dados. A LEACOL-UFMA não dá garantias da acurácia da identificação dos espécimes e dos dados associados.

Como citar

Coleção de Abelhas da Universidade Federal do Maranhão / LEACOL-UFMA

Contatos

Diretor ou chefe de dept.:
Eduardo bezerra de Ameida Júnior
debioufma@yahoo.com.br
Curador:
Patricia Maia Correia de Albuquerque
patemaia@gmail.com
Biólogo responsável:
Ana Carolina Alves Malheiros Araújo
carolina.malheiros@hotmail.com
Tecnico:
Ana Paula Marinho Cutrim
palikacutrim@hotmail.com
Estagiário:
Luciano André Chaves Ferreira
lucianochaves03@gmail.com
Outros:
Márcia Maria Corrêa Rêgo
regommmc@gmail.com