HUFABC - Herbário da UFABC

UFABC - Universidade Federal do ABC
PROPES
Universidade Federal do ABC - Herbário da UFABC;
Alameda da Universidade, s/n ;
BlocoDelta, Lab 103 - Bairro Anchieta
São Bernardo do Campo - SP - Brasil
09606-045
hufabc@ufabc.edu.br


O Herbário da Universidade Federal do ABC (HUFABC), vinculado administrativamente à Pró-Reitoria de Pesquisa da UFABC (ProPes), possui mais de 2.200 exsicatas que representam, especialmente, a flora do ABC Paulista, além de material proveniente de Parques Estaduais e Nacionais.


Adicionalmente, a coleçãoconta com duplicatas dos herbários nacionais como SP, HRCB, SPFR, HCF, MG, HCDAL, TANG e INPA. Dentre as famílias representadas na coleção, a mais numerosa é Gesneriaceae (144), sendo que a coleção conta com dois holótipos. A coleção do HUFABC está em processo constante de informatização no software Brahms. Dessa forma, garantimos a disponibilização online da coleção para consulta remota por especialistas e botânicos do mundo.


A coleção segue em constante ampliação recebendo material coletado pelos pesquisadores e alunos da UFABC, assim como de outras instituições de pesquisadores colaboradores. Adicionalmente, as doações, os empréstimos e as permutas de exsicatas com diferentes herbários do mundo permitem a manutenção e a ampliação do conhecimento botânico.

Online desde: 12/12/2019
Última atualização: 28/08/2023

Número de registros

Total: 2.235
Online: 3.000
Georreferenciados: 1.966
(por município: 862)
Com Imagens: 2.839

Condições para utilização dos dados

Os dados da coleção do Herbário HUFABC estão disponíveis para consulta e utilização, desde que observadas as seguintes condições: <p>1) É necessário indicar a procedência dos registros originais e em publicações citar a fonte nos agradecimentos;<p> <p>2) uma cópia da publicação na qual os registros sejam citados deve ser enviada por e-mail à Curadoria; <p><p>3) os usuários e suas instituições são responsáveis pelo uso adequado das informações;<p> <p>4) é vedada a comercialização dos dados.<p>

Como citar

HUFABC

Contatos

Curador:
Matheus Fortes Santos
matheus.fortes@ufabc.edu.br
Biólogo responsável:
Luana Prochazka
luana.prochazka@ufabc.edu.br