Fiocruz-CCAMP - Coleção de Campylobacter

Fiocruz - Fundação Oswaldo Cruz
Laboratório de Zoonoses Bacterianas
Instituto Oswaldo Cruz - IOC;
Av. Brasil 4365 - Manguinhos, Pavilhão Rocha Lima, Sala - 516
Rio de Janeiro - RJ - Brasil
21040-900
ccamp@fiocruz.br


A CCAMP é uma coleção composta por linhagens de diferentes origens, cultivadas, caracterizadas e preservadas pela equipe técnica do Setor de Campylobacter do Laboratório de Zoonoses Bacterianas (LABZOO) do Instituto Oswaldo Cruz (IOC), Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ-RJ).
Nessa coleção estão criopreservadas cerca de 1.500 cepas de Campylobacter spp. em estado viável, geneticamente estável e livre de contaminação, que são fornecidas gratuitamente para pesquisa a diversas instituições no Brasil e no exterior.
O seu acervo é composto de isolados de materiais clínicos de seres humanos, culturas oriundas de outros animais de sangue quente, cepas de origem ambiental e alimentar, além de linhagens padrão (ATCC e de outras origens). A vinculação direta da CCAMP com as linhas de pesquisa desenvolvidas no Setor de Campylobacter do LABZOO, possibilita a caracterização das linhagens utilizando métodos fenotípicos e genotípicos baseados na análise, principalmente, do DNA, acompanhando os avanços tecnológicos da área.

Online desde: 03/05/2013
Última atualização: 22/09/2020

Número de registros

Total: 201
Online: 201
Georreferenciados: 0
(por município: 193)
Com Imagens: 0

Condições para utilização dos dados

Disponível na 'Política de Acesso a Dados e Informações sobre Coleções Biológicas', Anexo 1 do Manual de Organização das Coleções Biológicas da Fiocruz, que pode ser obtido pela página web das <a target='_blank' href='https://portal.fiocruz.br/pt-br/content/cole%C3%A7%C3%B5es-biol%C3%B3gicas'> Coleções Biológicas </a> no Portal da Fiocruz.

Como citar

Coleção de Campylobacter, CCAMP (http://ccamp.fiocruz.br)

Contatos

Diretor ou chefe de dept.:
José Paulo Gagliardi Leite
diretoria@ioc.fiocruz.br
Curador:
Sheila da Silva Duque
duque@ioc.fiocruz.br
Curador:
Wagner Thadeu Cardoso Esteves
wthadeu@ioc.fiocruz.br
Outros:
Jacqueline Darc da Silva Thomé
jack@ioc.fiocruz.br