português
UFES-Entomologia-Amostras - Coleção de Amostra de Insetos (via líquida)
Universidade Federal do Espírito Santo
Departamento de Ciências Biológicas
Vitória - Espírito Santo
networkManager

 
 
records   [ search ]   [ dataCleaning ]
# records:  total
2572
online
2572
georeferenced
1834
with images
0
software
MS-Excel
online since
09/08/2007
last update
17/07/2019
summary

A UFES-Entomologia-Amostras disponibiliza dados do acervo de amostras de insetos armazenados em via líquida e mantidos em freezers. As amostras foram obtidas principalmente com armaldilhas Malaise e de Moericke, e, em menor proporção, com varredura da vegetação, armadilha de luz, alçapão e extrator de Winkler.

Os acervos (via líquida e via seca) da Coleção Entomológica da UFES estão entre os mais representativos da fauna de insetos do Espírito Santo e do Corredor Central da Mata Atlântica, além de forte representação de táxons de Hymenoptera (vespas, formigas e abelhas) de diversas regiões do mundo.

A Coleção Entomológica está localizada nas dependências do Departamento de Ciências Biológicas da UFES (DCBIO-UFES), no campus de Goiabeiras, em Vitória, ES e é credenciada como fiel depositária no Conselho de Gestão do Patrimônio Genético (CGEN). Sua infraestrutura é adequada para conservação, em condições ex situ, de amostras de insetos.

Teve início durante a década de 1980, inicialmente com o papel principal de dar suporte às pesquisas do DCBIO-UFES. A partir de 2006, com o apoio financeiro de diversas fontes (SECT-ES, Ministério da Ciência e Tecnologia, FAPES, CNPq) a coleção modernizou e ampliou sua capacidade de armazenamento, além de ter adequado, ampliado e informatizado todo seu acervo. Faz parte da Rede Capixaba de Biodiversidade (RECABIO), com a divulgação online dos dados de todos os acervos e mantém intercâmbio de material com diversas instituições brasileiras e estrangeiras.

Atualmente a coleção conta com salas de acervos (área de 72 m2, climatizadas com aparelhos de ar condicionado e desumidificadores) e uma sala de apoio (9 m2, climatizada). Esta última fornece espaço para as atividades de triagem, preparação, registro e conexão com as plataformas online de disponibilização de metadados do acervo. A infraestrutura de armazenamento é composta de cerca de 2230 gavetas (via seca) e 8 freezers (via líquida). Insetos diminutos ou frágeis são usualmente secos em ponto crítico ou através de processos químicos.

data use restrictions

Not specified

how to cite

UFES (Coleção Entomológica da Universidade Federal do Espírito Santo)

Search
dataCleaning
email
Centro de Referência em Informação Ambiental, CRIA