UFES-Entomologia-Amostras - Coleção de Amostra de Insetos (via líquida)

UFES - Universidade Federal do Espírito Santo
Departamento de Ciências Biológicas
Coleção Entomológica da UFES;
​Departamento Ciências Biológicas;
Universidade Federal do Espírito Santo;
Av. Fernado Ferrari, 514
Vitória - ES - Brasil
29075-910


A UFES-Entomologia-Amostras disponibiliza dados do acervo de amostras de insetos armazenados em via líquida e mantidos em freezers. As amostras foram obtidas principalmente com armaldilhas Malaise e de Moericke, e, em menor proporção, com varredura da vegetação, armadilha de luz, alçapão e extrator de Winkler.

Os acervos (via líquida e via seca) da Coleção Entomológica da UFES estão entre os mais representativos da fauna de insetos do Espírito Santo e do Corredor Central da Mata Atlântica, além de forte representação de táxons de Hymenoptera (vespas, formigas e abelhas) de diversas regiões do mundo.

A Coleção Entomológica está localizada nas dependências do Departamento de Ciências Biológicas da UFES (DCBIO-UFES), no campus de Goiabeiras, em Vitória, ES e é credenciada como fiel depositária no Conselho de Gestão do Patrimônio Genético (CGEN). Sua infraestrutura é adequada para conservação, em condições ex situ, de amostras de insetos.

Teve início durante a década de 1980, inicialmente com o papel principal de dar suporte às pesquisas do DCBIO-UFES. A partir de 2006, com o apoio financeiro de diversas fontes (SECT-ES, Ministério da Ciência e Tecnologia, FAPES, CNPq) a coleção modernizou e ampliou sua capacidade de armazenamento, além de ter adequado, ampliado e informatizado todo seu acervo. Faz parte da Rede Capixaba de Biodiversidade (RECABIO), com a divulgação online dos dados de todos os acervos e mantém intercâmbio de material com diversas instituições brasileiras e estrangeiras.

Atualmente a coleção conta com salas de acervos (área de 72 m2, climatizadas com aparelhos de ar condicionado e desumidificadores) e uma sala de apoio (9 m2, climatizada). Esta última fornece espaço para as atividades de triagem, preparação, registro e conexão com as plataformas online de disponibilização de metadados do acervo. A infraestrutura de armazenamento é composta de cerca de 2230 gavetas (via seca) e 8 freezers (via líquida). Insetos diminutos ou frágeis são usualmente secos em ponto crítico ou através de processos químicos.

Online desde: 09/08/2007
Última atualização: 07/07/2023

Número de registros

Total: 2.572
Online: 2.597
Georreferenciados: 1.847
(por município: 713)
Com Imagens: 0

Condições para utilização dos dados

Não especificado

Como citar

UFES (Coleção Entomológica da Universidade Federal do Espírito Santo)

Contatos

Curador:
Marcelo Teixeira Tavares
marcelo.tavares@ufes.br
Tecnico:
Ricieri Campos Dall'Orto
ricieridallorto@hotmail.com