MCTP-Aranhas - Coleção de Arachnida e Myriapoda

PUC - Pontifícia Universidade Católica
PUC-RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Museu de Ciências e Tecnologia
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul;
Museu de Ciências e Tecnologia;
Av. Ipiranga 6681 - prédio 40
Porto Alegre - RS - Brasil
90619-900
colecoes.mct@pucrs.br


Este acervo possui mais de 40.000 lotes com aproximadamente 50.000 espécimes conservados em álcool 80%, ambiente com umidade controlada, sistema antincêndio e apoio técnico. Atualmente estão depositados neste acervo 38 holótipos, 16 alótipos e 136 parátipos, pertencentes a 30 famílias Araneae. A maioria dos espécimes são provenientes de coletas no sul do Brasil, mas há exemplares de todas as regiões do país, além de registros da Argentina, Costa Rica, Guiana Francesa, Panamá e Peru.
Este acervo é parte da Coleção de Arachnida e Myriapoda do MCTP, que abriga representantes de outras ordens de Arachnida (e.i. Opiliones, Scorpiones, Acari, Pseudoscorpiones, Uropygi, Amblypygi, Solifugae e Ricinulei), além de indivíduos de Myriapoda.

Online desde: 11/11/2016
Última atualização: 29/06/2023

Número de registros

Total: 43.762
Online: 46.001
Georreferenciados: 13.377
(por município: 31.775)
Com Imagens: 0

Condições para utilização dos dados

As informações que compõem a base de dados da Coleção de Aracnídeos do Museu de Ciências e Tecnologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (MCT-PUCRS) devem ser utilizadas estritamente para fins educativos, científicos e de gestão ambiental, e atribuídas ao MCT-PUCRS, juntamente com a citação da coleção e seu respectivo acrônimo. O MCTP-PUCRS objetiva manter e disponibilizar com exatidão as bases de dados de suas coleções, entretanto, não fornece nenhuma garantia acerca da confiabilidade, integralidade e atualização da informação contida nessas bases. Cabe ao usuário conferir os dados antes de utilizá-los para quaisquer finalidades acima mencionadas.

Como citar

Coleção de Arachnida e Myriapoda do Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS, MCTP

Contatos

Diretor ou chefe de dept.:
Carlos Alberto S. de Lucena
colecoes.mct@pucrs.br
Curador:
Renato Augusto Teixeira
renato.teixeira@pucrs.br