MCP-Crustaceos - Coleção de Crustáceos

PUC - Pontifícia Universidade Católica
PUC-RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Museu de Ciências e Tecnologia
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul;
Museu de Ciências e Tecnologia;
Av. Ipiranga 6681 - prédio 40
Porto Alegre - RS - Brasil
90619-900
colecoes.mct@pucrs.br


A coleção de crustáceos possui mais de 3.000 lotes com aproximadamente 68.000 espécimes, distribuídos em 50 famílias, 110 gêneros e 202 espécies. Atualmente, possui um holótipo e oito parátipos.
Os registros mais antigos do acervo datam da década de 60, provenientes principalmente do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Possui também material oriundo de outros Estados, abrangendo todas as regiões do Brasil, como também representantes da Argentina, Chile, Colômbia, Peru e Uruguai. Dentre o material do acervo, ressaltam-se aqueles coletados para estudos ambientais, principalmente relacionados com a construção de usinas hidroelétricas. A maior diversidade da coleção está no grupo dos Decapoda. Recentemente houve incremento do grupo dos Isopoda, devido à inclusão de parasitas de peixes do lago Guaíba/RS. Os exemplares estão conservados em etanol a 70% e organizados dentro de vidros, em sala especial, por ordem filogenética nos grupos até família e em ordem alfabética, nos taxons inferiores.

Online desde: 01/03/2012
Última atualização: 09/05/2022

Número de registros

Total: 5.000
Online: 3.220
Georreferenciados: 3.045
(por município: 69)
Com Imagens: 0

Condições para utilização dos dados

As informações que compõem a base de dados da Coleção de Crustáceos do Museu de Ciências e Tecnologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (MCT-PUCRS) devem ser utilizadas estritamente para fins educativos, científicos e de gestão ambiental, e atribuídas ao MCT-PUCRS, juntamente com a citação da coleção e seu respectivo acrônimo (MCP). O MCT-PUCRS objetiva manter e disponibilizar com exatidão as bases de dados de suas coleções, entretanto, não fornece nenhuma garantia acerca da confiabilidade, integralidade e atualização da informação contida nessas bases. Cabe ao usuário conferir os dados antes de utilizá-los para quaisquer finalidades acima mencionadas.

Como citar

Coleção de Crustáceos do Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS, MCP

Contatos

Diretor ou chefe de dept.:
Carlos Alberto S. de Lucena
colecoes.mct@pucrs.br