CNMT - Herbário Centro Norte Mato Grossense

UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso
Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais
Av. Alexandre Ferronato 1200 St. Industrial
Sinop - MT - Brasil
78557-267
herbariocnmt@gmail.com


O Herbário CNMT iniciou suas atividades em 2010 e está lotado nas dependências da UFMT - Campus Universitário de Sinop, no Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais (ICNHS). Está situado no Município de Sinop/MT. O acervo do Herbário CNMT possui aproximadamente 7.000 exsicatas de diversos grupos vegetais (algas, briófitas, pteridófitas, gimnospermas e angiospermas) provenientes de coletas realizadas na região, principalmente em ambientes de região amazônica bem como de ambientes de cerrado, uma vez que o município está localizado em ambiente de transição cerrado-floresta amazônica. Além das atividades de pesquisa, o herbário CNMT atende pesquisadores e alunos de graduação e pós-graduação.



Os dados das exsicatas estão inicialmente incluídos em um banco de dados desenvolvido em planilhas do programa Excel, sendo posteriormente migrado para o sistema Brahms. Atualmente o acervo está em fase de informatização.



O herbário CNMT apresenta uma série de intercâmbios de material com diversas instituições nacionais e estrangeiras, além receber de visitas de pesquisadores. Os intercâmbios de material englobam a permuta de duplicatas visando identificação por pesquisadores ou somente incremento no acervo. Amostras da coleção podem ser emprestadas a especialistas, por períodos determinados, através das curadorias dos herbários onde trabalham.

Online desde: 16/12/2011
Última atualização: 27/02/2024

Número de registros

Total: 10.263
Online: 11.960
Georreferenciados: 11.461
(por município: 400)
Com Imagens: 2.913

Condições para utilização dos dados

Os dados de registros da coleção do Herbário CNMT estão disponíveis para uso, desde que observadas as seguintes condições: qualquer uso dos dados de registros em análises ou publicações devem constar nos agradecimentos, com a devida indicação de procedência dos dados originais, e o responsável pela coleção do Herbário CNMT deve ser notificado; os dados, mesmo parciais, não podem ser redistribuídos sem explícita autorização escrita do responsável pela coleção. Uma cópia de qualquer publicação em que os dados sejam citados deve ser enviada ao Herbário CNMT. Pesquisadores e suas instituições são responsáveis pelo uso adequado dos dados. A coleção do Herbário CNMT não dá garantias da acurácia da identificação dos espécimes e dados associados.

Como citar

Herbário Centro Norte Mato Grossense (CNMT)

Contatos

Curador:
Larissa Cavalheiro da Silva
larissacavalheiro@gmail.com