MCP-Peixes - Coleção de Peixes

PUC - Pontifícia Universidade Católica
PUC-RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Museu de Ciências e Tecnologia
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul;
Museu de Ciências e Tecnologia;
Av. Ipiranga 6681 - prédio 40
Porto Alegre - RS - Brasil
90619-900
colecoes.mct@pucrs.br


A coleção possui mais de 47.100 lotes (estimado em mais de 500.000 espécimes), sendo 85% constituída de peixes de água doce da América do Sul e 15% de representantes marinhos da costa dos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Compõe, juntamente com outras duas grandes coleções (MZUSP e MNRJ) o conjunto mais abrangente, atualmente disponível, para levantamento em grande escala da fauna de peixes de água doce brasileira (Nogueira et al., 2010).
A coleção possui um elevado número de lotes da bacia do rio Uruguai, rios costeiros do Rio Grande do Sul e sistemas da Laguna dos Patos e rio Tramandaí, com representantes de praticamente todas as espécies conhecidas do Estado. Há também material representativo dos rios costeiros do Brasil e das bacia dos rios São Francisco e Paraná. Lotes da bacia amazônica referem-se principalmente aos sistemas dos rios Amazonas, Tocantins, Tapajós, Xingu, Purus e Madeira, no Brasil, e Ucayali no Peru. A coleção possui também representantes da região Nordeste do Brasil, a qual inclui 46 espécies. Esta coleção do nordeste é importante como referência para futuros trabalhos, pois a região possui seus rios altamente impactados pela ação de plantações de cana-de-açucar, represas e pelo povoamento indiscriminado de espécies exóticas.
A coleção possui importante material testemunho de áreas do Estado, hoje transformadas em lagos para PCHs ou Usinas Hidrelétricas.

O acervo conta com 14.110 espécimes-tipos, dos quais, 231 são holótipos.

Online desde: 01/03/2012
Última atualização: 08/03/2024

Número de registros

Total: 54.585
Online: 55.052
Georreferenciados: 52.882
(por município: 1.255)
Com Imagens: 0

Condições para utilização dos dados

As informações que compõem a base de dados da Coleção de Peixes do Museu de Ciências e Tecnologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (MCT-PUCRS) devem ser utilizadas estritamente para fins educativos, científicos e de gestão ambiental, e atribuídas ao MCT-PUCRS, juntamente com a citação da coleção e seu respectivo acrônimo. O MCT-PUCRS objetiva manter e disponibilizar com exatidão as bases de dados de suas coleções, entretanto, não fornece nenhuma garantia acerca da confiabilidade, integralidade e atualização da informação contida nessas bases. Cabe ao usuário conferir os dados antes de utilizá-los para quaisquer finalidades acima mencionadas.

Como citar

Coleção de Peixes do Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS, MCP

Contatos

Diretor ou chefe de dept.:
Carlos Alberto Santos de Lucena
mct@pucrs.br
Curador:
Carlos Alberto Santos de Lucena
mct@pucrs.br
Curador:
Roberto Esser dos Reis
reis@pucrs.br