MCP-Moluscos - Coleção de Moluscos

PUC - Pontifícia Universidade Católica
PUC-RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Museu de Ciências e Tecnologia
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul;
Museu de Ciências e Tecnologia;
Av. Ipiranga 6681 - prédio 40
Porto Alegre - RS - Brasil
90619-900
colecoes.mct@pucrs.br


A coleção possui mais de 9.000 lotes (estimados em mais de 146 mil espécimes) de moluscos terrestres, de água doce e marinhos provenientes principalmente do Brasil, com significativa representatividade dos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, especialmente de áreas onde foram realizados estudos ambientais, localidades no alto e médio rio Uruguai, Centro de Pesquisa e Conservação da Natureza – Pró Mata, em São Francisco de Paula, RS, Lago Guaíba e os principais rios que compõem a bacia hidrográfica do rio Jacui. O acervo possui também representantes de outros estados brasileiros e de outros países da América do Sul e Europa.
As classes Gastropoda e Bivalvia são as que possuem maior número de espécies, seguidas de Polyplacophora, Scaphopoda e Cephalopoda.
A coleção possui cinco holótipos e 45 parátipos.

Online desde: 02/03/2012
Última atualização: 30/10/2023

Número de registros

Total: 10.672
Online: 10.760
Georreferenciados: 7.255
(por município: 884)
Com Imagens: 0

Condições para utilização dos dados

As informações que compõem a base de dados da Coleção de Moluscos do Museu de Ciências e Tecnologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (MCT-PUCRS) devem ser utilizadas estritamente para fins educativos, científicos e de gestão ambiental, e atribuídas ao MCT-PUCRS, juntamente com a citação da coleção e seu respectivo acrônimo. O MCT-PUCRS objetiva manter e disponibilizar com exatidão as bases de dados de suas coleções, entretanto, não fornece nenhuma garantia acerca da confiabilidade, integralidade e atualização da informação contida nessas bases. Cabe ao usuário conferir os dados antes de utilizá-los para quaisquer finalidades acima mencionadas.

Como citar

Coleção de Moluscos do Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS, MCP

Contatos

Diretor ou chefe de dept.:
Carlos Alberto S. de Lucena
colecoes.mct@pucrs.br