MCP-Aves - Coleção de Aves

PUC - Pontifícia Universidade Católica
PUC-RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Museu de Ciências e Tecnologia
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul;
Museu de Ciências e Tecnologia;
Av. Ipiranga 6681 - prédio 40
Porto Alegre - RS - Brasil
90619-900
colecoes.mct@pucrs.br


A coleção possui mais de 5.400 espécimes catalogados, representando cerca de 500 espécies provenientes principalmente dos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. A maior representatividade provém de habitats abertos (campos sulinos e ambientes urbanizados), mas existem representantes de todos os grandes biomas brasileiros: Floresta Atlântica (incluindo floresta com araucária e campos de altitude), Floresta Amazônica, Pampa, Caatinga e Cerrado. Há exemplares de espécies ameaçadas, endêmicas e raras e também espécimes de aves oceânicas e mundialmente ameaçadas.
O material conservado a seco é composto por peles taxidermizadas de forma tradicional, pele-esqueletos, esqueletos, penas e eventualmente, ninhos. A conservação em meio líquido compreenfe gônadas, estômagos, siringes e algumas carcaças.
Cerca de 40% dos espécimes tombados possuem tecidos ligados a um voucher.
O acervo possui dois holótipos e 11 parátipos.

Online desde: 02/03/2012
Última atualização: 02/07/2019

Número de registros

Total: 5.514
Online: 5.514
Georreferenciados: 4.114
(por município: 1.010)
Com Imagens: 0

Condições para utilização dos dados

As informações que compõem a base de dados da Coleção de Aves do Museu de Ciências e Tecnologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (MCT-PUCRS) devem ser utilizadas estritamente para fins educativos, científicos e de gestão ambiental, e atribuídas ao MCT-PUCRS, juntamente com a citação da coleção e seu respectivo acrônimo (MCP). O MCT-PUCRS objetiva manter e disponibilizar com exatidão as bases de dados de suas coleções, entretanto, não fornece nenhuma garantia acerca da confiabilidade, integralidade e atualização da informação contida nessas bases. Cabe ao usuário conferir os dados antes de utilizá-los para quaisquer finalidades acima mencionadas.

Como citar

Coleção de Aves do Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS, MCP

Contatos

Diretor ou chefe de dept.:
Carlos Alberto S. de Lucena
lucena@pucrs.br