MCP-Anfibios - Coleção de Anfíbios

PUC - Pontifícia Universidade Católica
PUC-RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Museu de Ciências e Tecnologia
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul;
Museu de Ciências e Tecnologia;
Av. Ipiranga 6681 - prédio 40
Porto Alegre - RS - Brasil
90619-900
colecoes.mct@pucrs.br


A coleção compreende uma importante documentação de anfíbios do sul do Brasil. Possui, a título de exemplo, registros históricos sobre áreas hoje profundamente alteradas pela ação do homem, como a grande região metropolitana de Porto Alegre e os remanescentes de Mata Atlântica do Estado. Está representada por mais de 11 mil exemplares de mais de 270 espécies, a quase totalidade de adultos, numerados individualmente e mantidos em vidros com álcool 70º GL e girinos, numerados em lotes e mantidos em formol 10%. A maior parte do material procede do Rio Grande do Sul (55,5%), mas há uma boa amostragem de Santa Catarina(18,3%). Há também amostragens representativas de regiões do cerrado brasileiro e da região amazônica.
Na coleção, estão representadas 22 famílias, das quais predominam: Hylidae (45%), Leptodactylidae (12,7%), Bufonidae (12,4%), Leiuperidae (12,2%) e demais (17,7%).
A coleção possui oito holótipos, 89 parátipos e dois paratopótipos.

Online desde: 02/03/2012
Última atualização: 13/04/2022

Número de registros

Total: 14.565
Online: 15.415
Georreferenciados: 8.003
(por município: 6.435)
Com Imagens: 0

Condições para utilização dos dados

As informações que compõem a base de dados da Coleção de Anfíbios do Museu de Ciências e Tecnologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (MCT-PUCRS) devem ser utilizadas estritamente para fins educativos, científicos e de gestão ambiental, e atribuídas ao MCT-PUCRS, juntamente com a citação da coleção e seu respectivo acrônimo (MCP). O MCT-PUCRS objetiva manter e disponibilizar com exatidão as bases de dados de suas coleções, entretanto, não fornece nenhuma garantia acerca da confiabilidade, integralidade e atualização da informação contida nessas bases. Cabe ao usuário conferir os dados antes de utilizá-los para quaisquer finalidades acima mencionadas.

Como citar

Coleção de Anfíbios do Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS, MCP

Contatos

Diretor ou chefe de dept.:
Carlos Alberto Santos de Lucena
lucena@pucrs.br