HBG - Herbarium Hamburgense

UHH - Universidade de Hamburgo
Departamento de Biologia Biocenter Klein Flottbek e Jardim Botânico
Ohnhorststr. 1;
D-22609
Hamburgo - Hamburgo - Alemanha


Herbário Hamburgense (HBG) é um dos maiores herbários na Alemanha, com mais de 1,8 milhões de exemplares. O herbário é rico em espécimes-tipo, especialmente em áreas tropicais, por exemplo, Brasil (E. ULE), Bornéu (H. Winkler, MS CLEMENS), Índia (D. BRANDIS), Austrália (A. DIETRICH, L. PREISS) e das ex-colônias alemãs na África e na região do Pacífico. Cerca de 30.000 exemplares de tipos são esperados para estar presente em nosso herbário.

O herbário foi fundado em 1883, integrando várias coleções importantes realizadas em Hamburgo na época. Posteriormente, um grande número de coleções de todo o mundo foram adquiridos especialmente durante o auge do colonialismo alemão. Em 1919, o herbário foi incorporado à Universidade de Hamburgo recém-fundada. O herbário sobreviveu à Segunda Guerra Mundial, sem danos, mas uma parte substancial foi evacuada e transferida, em primeiro lugar para a Rússia e depois para a antiga República Democrática Alemã. Tendo permanecido intocados pelos pesquisadores por mais de 40 anos, essas coleções foram devolvidos à HBG em 1990 e estão agora totalmente disponível novamente.

O Herbário Hamburgense está localizado no Biocentro Klein Flottbek perto do Jardim Botânico Hamburgo. Suas atividades de pesquisa e ensino estão ligados ao Departamento de Biodiversidade, Evolução e Ecologia de Plantas no Biocentro.

Online desde: 09/10/2014
Última atualização: 09/10/2014

Número de registros

Total: 1.668
Online: 1.668
Georreferenciados: 0
(por município: 0)
Com Imagens: 722

Condições para utilização dos dados

Não especificado

Como citar

Não especificado

Contatos

Curador:
Norbert Jürgens
norbert.juergens@t-online.de
Informática:
Matthias Schultz
matthias.schultz@uni-hamburg.de