Fiocruz-CYP - Coleção de Yersinia pestis

Fiocruz - Fundação Oswaldo Cruz
CPqAM - Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães
Microbiologia
Campus da UFPE - Cidade Universitária;
Tel: (81) 2101 2676/2647
Recife - PE - Brasil
50670-420
cyp@fiocruz.br


A Coleção de Yersinia pestis teve início em 1966, com o Plano Piloto de Peste em Exu (PPP), projeto patrocinado pelo governo brasileiro e pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que desenvolveu um amplo programa de pesquisas na Chapada do Araripe-PE de julho de 1966 a novembro de 1974. Nesse período, foram isoladas 661 cepas de Y. pestis de casos humanos e de roedores e pulgas. A coleção foi transferida para o Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães (CPqAM), FIOCRUZ - PE em 1982 e, até 1997, recebeu novos isolados durante ações de vigilância e controle da peste em áreas focais, sendo incorporados os últimos espécimes obtidos no Brasil.
Atualmente a coleção é composta por 917 cepas de Y. pestis brasileiras e 15 estrangeiras isoladas nos EUA, Peru, Vietnam, Iran, Java, Birmânia e fornecidas pelo Instituto Pasteur de Paris (IPP/França), Instituto Nacional de Saúde (INS/Peru), Centers for Disease Control and Prevention (CDC/EUA) e Universidade de Cleveland (EUA). Destas, 121 cepas que estão disponíveis no catálogo, foram sub-tipadas por técnicas moleculares e estão preservadas no meio BHI / glicerol 25% e mantidas a -80ºC no laboratório de Nível de Biossegurança 3 (NB3) por serem da classe 3 de risco biológico (OMS), assim como categoria A de agentes de bioterrorismo (CDC). Portanto, o fornecimento está restrito ao DNA deste material. Além disso, também são realizados depósitos e identificações de Y. pestis, assim como treinamentos e consultorias.
A Fiocruz-CYP é reconhecida institucionalmente como coleção de serviço, referência e pesquisa e está incorporada ao Serviço de Referência em Peste (SRP) da FIOCRUZ - PE, referência nacional para o Ministério da Saúde. Além da sua importância histórica, esta coleção é representativa da biodiversidade e dos recursos genéticos brasileiros. A preservação desse patrimônio, único no Brasil e o maior da América do Sul, para estudos comparativos no futuro é de extrema relevância.

Online desde: 03/01/2013
Última atualização: 26/11/2019

Número de registros

Total: 917
Online: 414
Georreferenciados: 0
(por município: 387)
Com Imagens: 0

Condições para utilização dos dados

Disponível na 'Política de Acesso a Dados e Informações sobre Coleções Biológicas', Anexo 1 do Manual de Organização das Coleções Biológicas da Fiocruz, que pode ser obtido pela página web das <a target='_blank' href='https://portal.fiocruz.br/pt-br/content/cole%C3%A7%C3%B5es-biol%C3%B3gicas'> Coleções Biológicas </a> no Portal da Fiocruz.

Como citar

Coleção de Yersinia pestis, CYP (http://cyp.fiocruz.br/)

Contatos

Diretor ou chefe de dept.:
Sinval Pinto Brandão Filho
sinval@cpqam.fiocruz.br
Curador:
Alzira Maria Paiva de Almeida
aalmeida@cpqam.fiocruz.br
Curador:
Marise Sobreira Bezerra da Silva
marise.silva@fiocruz.br
Biólogo responsável:
Marise Sobreira
marise@cpqam.fiocruz.br
Tecnico:
Fabiana Laura de Almeida
falmeida@cpqam.fiocruz.br