Fiocruz-CFAM - Coleção de Fungos da Amazônia

Fiocruz - Fundação Oswaldo Cruz
ILMD - Instituto Leônidas & Maria Deane
Biodiversidade em Saúde
Fundação Oswaldo Cruz - ILMD;
Rua Terezina, 476 - Adrianópolis
Manaus - AM - Brasil
69057-070
cfam@fiocruz.br


A Coleção de Fungos da Amazônia, CFAM, que está inserida na Coleção Biológica do Instituto Leônidas e Maria Deane (CBILMD), possui um acervo de relevante importância uma vez que é composta de linhagens isoladas de diferentes microbiomas da Amazônia brasileira, região ainda pouco explorada quanto à sua riqueza microbiana.
No acervo os gêneros de maior ocorrência são Penicillium, Aspergillus e Trichoderma, isolados das mais diversas fontes tais como, ar, solo, água, plantas, frutos, homem e outros animais. Todas as culturas estão identificadas ao nível de gênero e outras de espécie, pertencentes aos filos Zygomycota, Ascomycota e aos fungos anamórficos.
O acervo da CFAM é constituído por 834 culturas de fungos filamentosos, conservados sob óleo mineral, em água destilada, a -20ºC e liofilização, e são mantidas em quadruplicata em cada método de preservação.
Além de receber depósitos, a CFAM atende a pedidos de fornecimento de culturas, isolamento e identificação de fungos, assim como treinamento de estudantes e profissionais na área de taxonomia de fungos. Estes pedidos são procedentes de instituições de ensino e/ou pesquisa, nacionais e internacionais.
A CFAM está caracterizando as culturas estocadas quanto a moléculas bioativas de interesse em saúde e biotecnologia, e quanto às características morfológicas, através de projetos desenvolvidos por alunos de graduação e pós-graduação (mestrado e doutorado) do país.
A CFAM é filiada a World Federation for Culture Collection, WFCC, sob o registro WDCM 957. Clique no nome da coleção, no cabeçalho da página, para maiores informações.

Online desde: 28/06/2011
Última atualização: 11/01/2024

Número de registros

Total: 1.448
Online: 704
Georreferenciados: 0
(por município: 697)
Com Imagens: 0

Condições para utilização dos dados

Disponível na 'Política de Acesso a Dados e Informações sobre Coleções Biológicas', Anexo 1 do Manual de Organização das Coleções Biológicas da Fiocruz, que pode ser obtido pela página web das <a target='_blank' href='https://portal.fiocruz.br/pt-br/content/cole%C3%A7%C3%B5es-biol%C3%B3gicas'> Coleções Biológicas </a> no Portal da Fiocruz.

Como citar

Coleção de Fungos da Amazônia, CFAM (http://cfam.fiocruz.br/)

Contatos

Diretor ou chefe de dept.:
Sérgio Luiz Bessa Luz
sergioluz@amazonia.fiocruz.br
Curador:
Ormezinda C. C. Fernandes
ormezinda.fernandes@fiocruz.br
Curador substituto:
Josy Caldas da Silva
josy.silva@fiocruz.br