Fiocruz-CCBH - Coleção de Culturas de Bactérias de Origem Hospitalar

Fiocruz - Fundação Oswaldo Cruz
Laboratório de Pesquisa em Infecção Hospitalar
Instituto Oswaldo Cruz - IOC;
Av. Brasil 4365 - Manguinhos, Pavilhão Rocha Lima - 3º Andar
Rio de Janeiro - RJ - Brasil
21040-900
ccbh@fiocruz.br


A Coleção de Culturas de Bactérias de Origem Hospitalar, acrônimo CCBH, situa-se no Laboratório de Pesquisa em Infecção Hospitalar (LAPIH), que realiza análise bacteriológica, epidemiológica e molecular de cepas bacterianas oriundas de infecção hospitalar. Nessa coleção estão preservadas cerca de 8.000 cepas de bactérias representativas de 30 espécies distintas dentre as mais freqüentes cita-se: Staphylococcus aureus meticilino resistente (MRSA), Klebsiella pneumoniae, Pseudomonas aeruginosa , Acinetobacter baumannii, Enterobacter cloacae, Entrobacter aerogenes e Serratia marcescens, isoladas de casos septicemias, meningites, penumonias entre outros. Além daquelas oriundas de surtos hospitalares ocorridos em diversas regiões do País. As linhagens são fornecidas, para pesquisadores de diversas instituições públicas e privadas, nacionais e internacionais. Além disso, a coleção realiza diversos serviços tais como: a manutenção, preservação e distribuição de culturas, caracterização taxonômica e análise genotípica.
A CCBH conta com o apoio da FINEP, FAPERJ e CNPq, sendo filiada à World Federation of Culture Collections, WFCC (WDCM 947) e fiel depositária no Conselho de Gestão de Patrimônio Genético, CGEN (N° 022/2010) como subcoleção da CCBS

Online desde: 09/05/2013
Última atualização: 29/11/2016

Número de registros

Total: 11.000
Online: 42
Georreferenciados: 0
(por município: 8)
Com Imagens: 0

Condições para utilização dos dados

Disponível na 'Política de Acesso a Dados e Informações sobre Coleções Biológicas', Anexo 1 do Manual de Organização das Coleções Biológicas da Fiocruz, que pode ser obtido pela página web das <a target='_blank' href='https://portal.fiocruz.br/pt-br/content/cole%C3%A7%C3%B5es-biol%C3%B3gicas'> Coleções Biológicas </a> no Portal da Fiocruz.

Como citar

Coleção de Culturas de Bactérias de Origem Hospitalarr, CCBH (http://ccbh.fiocruz.br/)

Contatos

Diretor ou chefe de dept.:
José Paulo Gagliardi Leite
diretoria@ioc.fiocruz.br
Curador:
Marise Dutra Asensi
ccbh@fiocruz.br
Biólogo responsável:
Ana Paula D'Allincourt Carvalho Assef
anapdca@ioc.fiocruz.br
Biólogo responsável:
Liliane Miyuki Seki
miyuki@ioc.fiocruz.br