CROLP-LEIPAI - Coleção de Referência de Ovos e Larvas de Peixes do Laboratório de Ecologia do Ictioplâncton e Pesca em Águas Interiores

UFOPA - Universidade Federal do Oeste do Pará
Instituto de Ciências e Tecnologia das Águas
Rua Vera Paz, s/n, bloco 11, sala 04, campus Tapajós
Santarém - PA - Brasil
contato@leipai.com


A coleção de referência de ovos e larvas de peixes do Laboratório de Ecologia Ictioplâncton e Pesca em Águas Interiores (LEIPAI) está localizada na Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), é composta por exemplares conservados em via úmida (formalina a 4% ou álcool a 70%). A coleção vem sendo formada pelos inúmeros projetos de pesquisa do professor Dr. Diego Maia Zacardi e atualmente contempla aproximadamente 80 espécies identificadas, compreendendo mais de 210.000 espécimes de larvas de peixes da Amazônia. Tem relevância no que tange a pesquisas de inventários ictioplanctônicos, bem como serve de suporte para ações de pesquisas ecológicas. É um acervo de expressão regional composto majoritariamente de material recente, principalmente por exemplares capturados em sistemas fluviais provenientes da região norte do Brasil, como o estado do Pará, Amazonas e Amapá, além de amostras da região estuarina e costeira. Muito material ainda apresenta um número grande de espécies a serem identificadas devido à complexidade existente nos grupos. O objetivo da coleção é servir de referência compondo as diversas fases de desenvolvimento inicial das espécies de peixes amazônicos, bem como popularizar a importância de coleções científicas, seja para produção de conhecimento ou ações de extensão junto à comunidade científica e local. O processo de catalogação e informatização da coleção está em andamento, com uso do gerenciador de banco de dados Microsoft Excel. Os espécimes e os dados da coleção estão disponíveis a pesquisadores bem como a consulta por estudantes de graduação e pós-graduação, devidamente autorizados e acompanhados pelo curador ou técnico responsável. Destaca-se que dentre as coleções ictioplanctônicas reconhecidas no Brasil, apenas essa situa-se na Amazônia.

Online desde: 08/09/2021
Última atualização: 26/01/2024

Número de registros

Total: 3.217
Online: 842
Georreferenciados: 411
(por município: 391)
Com Imagens: 0

Condições para utilização dos dados

Os dados da Coleção de Referência de Ovos e Larvas de Peixes estão disponíveis para consulta e uso mediante a estrita observância das seguintes condições: a) em qualquer uso dos dados em análises ou publicações, deve ser mencionado, em material e métodos ou agradecimentos, a devida indicação de procedência dos dados originais; b) o responsável pela Coleção de Referência do Ictioplâncton deve ser notificado das situações mencionadas no item anterior; c) os dados, mesmo parciais, não podem ser redistribuídos sem a explícita autorização escrita do responsável pela coleção; d) uma cópia de qualquer publicação, distribuída em formato impresso ou digital, em que os dados sejam citados, deve ser enviada ao Laboratório de Ecologia do Ictioplâncton e Pesca em Águas Interiores (LEIPAI); e) os usuários e suas respectivas instituições são responsáveis pelo uso adequado dos dados. Vale ressaltar que o LEIPAI faz todo o esforço para minimizar erros na entrada de dados, no entanto não podemos garantir que o nosso banco de dados está livre de erros de digitação, identificação dos espécimes ou imprecisão associados a eles.

Como citar

Coleção de Referência de Ovos e Larvas de Peixes (CROLP), do Laboratório de Ecologia do Ictioplâncton e Pesca em Águas Interiores (LEIPAI) da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA).

Contatos

Diretor ou chefe de dept.:
Lucinewton Silva de Moura
lucinewton.moura@yahoo.com.br
Curador:
Diego Maia Zacardi
dmzacardi@hotmail.com
Biólogo responsável:
Lucas Silva de Oliveira
lucasmdcpa@gmail.com
Tecnico:
Maria Aparecida de Lima Suzuki
cidaatm@hotmail.com
Outros:
Luan Campos Imbiriba
luanimbiriba@gmail.com
Outros:
Ruineris Almada Cajado
ruineris.cajado@gmail.com