english
UFG - Herbário da Universidade Federal de Goiás
Universidade Federal de Goiás
Unidade de Conservação/PRPPG
Goiânia - Goiás
networkManager

 
 
acervo   [ consultar ]   [ dataCleaning ]
registros:  total
43226
online
33235
georreferenciados
14788
com imagens
17134
software
Brahms7.0
online desde
14/03/2011
última atualização
01/12/2021
resumo

A Unidade de Conservação (UC) está vinculada a Pró-Reitoria de Pesquisas e Inovação (PRPI) da Universidade Federal de Goiás (UFG) e compreende a Reserva Biológica, Prof. José Ângelo Rizzo - Serra Dourada, localizada na Serra Dourada, Município de Mossâmedes, Goiás, o Bosque Auguste de Saint-Hilaire, e o Herbário UFG, sendo esses últimos, localizados no Campus Samambaia da UFG.

O Herbário UFG foi fundado em 1968, pelo Prof. José Ângelo Rizzo e seus colegas José Salum e José Alberto Centeno. Em 2013, foi inaugurado as novas instalações do Herbário UFG, em um prédio novo, climatizado, dotado de equipamentos modernos para acomodar tecnicamente espécies vegetais.

O Herbário da UFG foi formado através de 2 planos de coleções: o 1º, sobre a Flora do município de Goiânia, e o 2º sobre a Flora do Estado de Goiás (agora, Estados de Goiás e Tocantins). Iniciou-se em março de 1969 e terminou em novembro de 1974, resultando em 9.605 coletas botânicas. Atualmente com 67.000 registros. É de grande importância para o conhecimento da Flora de Goiás e Tocantins, o mesmo foi credenciado como fiel depositário de amostras do patrimônio genético e atende demandas das Unidades da UFG, pesquisadores nacionais e internacionais, bem como para teses e dissertações, e ao atendimento da comunidade em geral. A publicação da Flora de Goiás e Tocantins- Coleção Rizzo compõe um acervo literário científico, especialmente com as coleções do acervo e conta já com 48 volumes de fanerógamas, 7 volumes de criptógamas, dois volumes especiais que tratam dos relatos de naturalistas europeus que percorreram a província de Goiás, estudando o bioma do mesmo e a biografia do Professor Doutor José Ângelo Rizzo.

condições para utilização dos dados

Evitar a comercialização dos dados, é necessário a citação da fonte.

como citar

Unidade de Conservação/PRPPG/UFG - Herbário UFG (uc.ufg.br)

Busca
dataCleaning
email
Centro de Referência em Informação Ambiental, CRIA