resumo
|
O Herbário MPUC possui 14.700 espécies registradas, com percentual de 94% de espécies procedentes do Brasil, dentre as quais 79% do estado do Rio Grande do Sul, 19% de Santa Catarina e 22% de outros estados, com representantes são das seguintes formações: Floresta Estacional Semi-Decidual, Floresta Estacional Decidual, Campos de Cima da Serra e áreas de Tensão Ecológica de Porto Alegre e arredores. Angiosperma é o grupo mais representado na coleção, seguido de Fungos Liquenizados (Liquens), Pteridófitas, Algas, Fungos Basidiomicetos, Briófitas e Gymnospermas.
Parte dos exemplares constituem uma coleção histórica que marca o início do Herbário, com O Herbário MPUC possui 14.700 espécies registradas, com percentual de 94% de espécies procedentes do Brasil, dentre as quais 79% do estado do Rio Grande do Sul, 19% de Santa Catarina e 22% de outros estados, com representantes são das seguintes formações: Floresta Estacional Semi-Decidual, Floresta Estacional Decidual, Campos de Cima da Serra e áreas de Tensão Ecológica de Porto Alegre e arredores. Angiosperma é o grupo mais representado na coleção, seguido de Fungos Liquenizados (Liquens), Pteridófitas, Algas, Fungos Basidiomicetos, Briófitas e Gymnospermas.
Parte dos exemplares constituem uma coleção histórica que marca o início do Herbário, com exemplares coletados entre 1930 e 1960. No acervo, há representantes de invasores da cultura de arroz irrigado do Rio Grande do Sul -
de valor econômico - e representantes da flora do Centro de Pesquisas e Conservação da Natureza PRÓ-MATA, em São Franscisco de Paula, RS. O acervo do Herbário possui também plantas oriundas de locais de impactos ambientais causados por construções de Usinas Hidroelétricas. No acervo de fungos liquenizados, 50% dos espécimes foram coletados em regiões de impacto ambiental, principalmente do RS.
A coleção possui quatro isótipos, um parátipo e dois isoparátipos.
|
condições para utilização dos dados |
As informações que compõem a base de dados do Herbário do Museu de Ciências e Tecnologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (MCT-PUCRS) devem ser utilizadas estritamente para fins educativos, científicos e de gestão ambiental, e atribuídas ao MCT-PUCRS, juntamente com a citação da coleção e seu respectivo acrônimo. O MCT-PUCRS objetiva manter e disponibilizar com exatidão as bases de dados de suas coleções, entretanto, não fornece nenhuma garantia acerca da confiabilidade, integralidade e atualização da informação contida nessas bases. Cabe ao usuário conferir os dados antes de utilizá-los para quaisquer finalidades acima mencionadas.
|
como citar |
Herbário do Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS, MPUC
|
|