english
INPA - Herbário INPA
Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia
Manaus - Amazonas
networkManager

 
 
acervo   [ consultar ]   [ dataCleaning ]
registros:  total
260000
online
250965
georreferenciados
109256
com imagens
201140
software
Brahms7.5.5
online desde
28/08/2007
última atualização
02/06/2017
resumo

O Herbário INPA foi a primeira coleção criada, juntamente com o Instituto em julho de 1954. Atualmente o acervo está próximo de 260.000 registros, dentre eles cerca de 1.200 typus nomenclaturais, uma coleção de mais de 25.000 fototipos além das coleções associadas: Xiloteca com mais de 10.000 amostras e Carpoteca com cerca de 2.000 exemplares. Cerca de 90% do acervo é composto por representantes da flora Amazônica Brasileira e de outros países da bacia Amazônica, representando a maior coleção de plantas da Amazônia e o quinto maior herbário brasileiro. O Herbário INPA mantêm intenso intercâmbio com Instituições e Herbários brasileiros e estrangeiros. Os dados do Herbário INPA estão totalmente informatizados através do Programa BRAHMS (Botanical Research And Herbarium Management System), desenvolvido pelo Dr. Denis Filer, da Universidade de Oxford, Inglaterra e os dados também podem ser acessados através do site: http://angelim.inpa.gov.br.

condições para utilização dos dados

Os dados armazenados no Herbário, assim como em todas as coleções biológicas do INPA são de utilização prioritária para fins educacionais, gerenciais, científicos, de divulgação científica e de gestão pública. Nenhum dado destas coleções (incluindo informação textual, digital, fotografia, imagem, reprodução ou publicação em qualquer formato) poderá ser utilizado com intenção comercial ou que resulte em geração de rendimento parcialmente ou totalmente através do acesso e/ou manipulação de informação das coleções biológicas sem autorização expressa do representante legal da Instituição. O INPA não poderá ser responsabilizado em nenhuma hipótese por qualquer dano, conseqüência ou prejuízo que a utilização dos dados de suas coleções biológicas tornados públicos tenha eventualmente causado, seja a pessoas físicas, seja a pessoas jurídicas.

como citar

Terceiros que venham a desenvolver pesquisa científica ou tecnológica a partir dos dados acessados em páginas eletrônicas do Herbário INPA, ficam obrigados a mencionar nos trabalhos científicos relacionados com os dados acessados que venham a produzir, o uso da base de dados gerada pelo Herbário INPA a citação do seu nome e/ou acrônimo (Herbário INPA ou INPA). Esse crédito deve ser feito em qualquer publicação, anúncio, correspondência ou demonstração pública que faça alusão a, ou mencione, tal dado. Entretanto, o INPA não permite a usuários externos o uso econômico mediante o descarregamento (download), reprodução, publicação, distribuição ou re-impressão do total - ou parte substancial do total - das informações, registros, imagens, sons e observações de um ou mais dos bancos de dados de suas coleções biológicas, salvo exceções com a devida autorização do representante legal do INPA após consultado o Comitê de Curadores do Programa de Coleções e Acervos Científicos - PCAC. Os usuários do Herbário INPA devem enviar ao respectivo Curador cópia de todas as publicações que façam uso de dados ou espécimes desta coleção.

Busca
dataCleaning
email
Centro de Referência em Informação Ambiental, CRIA