english
HAS - Herbário Alarich Rudolf Holger Schultz
Museu de Ciências Naturais
Seções de Botânica de Fanerógamas e de Criptógamas
Porto Alegre - Rio Grande do Sul
networkManager

 
 
acervo   [ consultar ]   [ dataCleaning ]
registros:  total
111500
online
41256
georreferenciados
5276
com imagens
0
software
MS-Excel
online desde
28/12/2011
última atualização
18/03/2020
resumo

O herbário HAS faz parte do rol de acervos científicos do Museu de Ciências Naturais, Secretaria Estadual do Meio Ambiente e infraestrutura do Rio Grande do Sul, SEMA RS. Em 1970 já estava sendo organizado como coleção e somente em 1975 foi efetivamente oficializado, e seu nome é uma homenagem ao botânico e professor da Universidade Federal do RS, Dr. Alarich R.H. Schultz que tanto contribuiu para o conhecimento da botânica regional. O acervo é formado, em grande parte, por espécimes coletadas no Rio Grande do Sul, oriundas de ecossistemas florestais, campestres e aquáticos, e também de espécimes congregadas via intercâmbio com herbários nacionais e internacionais. Em 1989, o HAS recebeu aproximadamente 50.000 exemplares de plantas vasculares do extinto herbário IPRNR, da Secretaria da Agricultura do RS. Atualmente, o acervo total tem 150.000 registros estimados, inclui angiospermas, gimnospermas, pteridófitas, briófitas, algas, fungos e liquens. Para efeitos de acondicionamento e curadoria, devido às peculiaridades de cada tipo de coleção, o Herbário foi organizado em dois setores. Um de plantas, fungos e liquens (127.300 registros estimados) e outro só de algas (22.700 registros). Esta separação também foi adotada no SpeciesLink (HAS e HAS-algae).

condições para utilização dos dados

Os dados de registros do Herbário HAS estão disponíveis para uso, nas seguintes condições: É vedada a comercialização dos dados disponibilizados, sendo necessária a citação da fonte no caso de utilização dos mesmos e nos agradecimentos, devendo o Curador do HAS ser notificado; a cópia de qualquer publicação em que os dados sejam citados deve ser enviada à curadoria. A responsabilidade do uso adequado dos dados é dos Pesquisadores e de suas instituições.

como citar

Herbário Alarich R.H. Schultz, do Museu de Ciências Naturais da Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul (HAS/MCN/FZBRS)(www.fzb.rs.gov.br)

Busca
dataCleaning
email
Centro de Referência em Informação Ambiental, CRIA