english
CGMS - Herbário da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Departamento de Biologia
Campo Grande - Mato Grosso do Sul
networkManager

 
 
acervo   [ consultar ]   [ dataCleaning ]
registros:  total
65535
online
80059
georreferenciados
56809
com imagens
0
software
Jabot
online desde
25/08/2011
última atualização
13/09/2021
resumo

O Herbário CGMS da UFMS, situado no Instituto de Biociências, é o maior herbário do Mato Grosso do Sul.

Os exemplares catalogados no CGMS são oriundos do Chaco, formações do Pantanal, Cerrado, Veredas, Florestas Estacionais e Mata Atlântica de Interior, totalizando cerca de 70.000 espécimes, distribuídos entre Angiospermas, Gimnospermas, Samambaias e Licófitas, e Líquens.

O CGMS foi criado em 1989 pelo professor Arnaldo de Oliveira, curador na época. Em 2002 foi registrado no Index Herbariorum.

Em 2008 o CGMS recebeu doação das duplicatas do Herbário HMS da Embrapa Gado de Corte, fundado pelos pesquisadores Dra. Vali Joana Pott e Dr. Arnildo Pott, o que resultou no incremento da coleção de plantas oriundas de distintas regiões do Estado. Recentemente também foram incorporadas ao Herbário CGMS a coleção de Líquens provenientes de projetos de pesquisas dos professores Adriano Afonso Spielmann e Luciana da Silva Canêz, tornando-se a coleção do CGMS entre os maiores e mais representativos acervos de líquens no Brasil

condições para utilização dos dados

As coordenadas geográficas e o logradouro não serão disponibilizados. É necessário citar a fonte de dados obtidos do CGMS e é vedada a sua comercialização.

como citar

Herbário da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, campus Campo Grande

Busca
dataCleaning
email
Centro de Referência em Informação Ambiental, CRIA