english
CBMAI - Coleção Brasileira de Microrganismos de Ambiente e Indústria
Centro Pluridisciplinar de Pesquisas Químicas, Biológicas e Agrícolas
Divisão de Recursos Microbianos
Paulínia - São Paulo
networkManager

 
 
acervo   [ consultar ]   [ dataCleaning ]
registros:  total
1251
on-line
434
georreferenciados
0
com imagens
0
software
MySQL (SICol)
on-line desde
01/01/2008
última atualização
29/03/2017
resumo

A Coleção Brasileira de Micro-organismos de Ambiente e Indústria – CBMAI foi criada em janeiro de 2002 no Centro Pluridisciplinar de Pesquisas Químicas, Biológicas e Agrícolas (CPQBS) com o apoio da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT) e Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP).
A CBMAI é uma coleção de serviço que tem como missão atuar como um "Centro de Recursos Biológicos" (definição da Organisation for Economic Cooperation and Development - OECD), dedicado à preservação, armazenamento, e distribuição de micro-organismos e informação associada, bem como a caracterização e identificação taxonômica contribuindo, assim, para o desenvolvimento científico, tecnológico e industrial do país.
O acervo da CBMAI é direcionado para linhagens microbianas de aplicação biotecnológica, educacional, taxonômica (linhagens de referência e linhagens tipo) e contém material biológico (plasmídeos e micro-organismos) restritos aos grupos de risco 1 e 2 (de acordo com a classificação da Organização Mundial de Saúde – OMS), incluindo bactérias, fungos filamentosos e leveduras. Organismos geneticamente modificados (OGMs) são aceitos para depósito quando se enquadrarem nos grupos 1 ou 2 da classificação brasileira (Comissão Técnica Nacional de Biossegurança - CTNBio).
A equipe de profissionais e colaboradores associados à CBMAI tem qualificação em microbiologia e sistemática de bactérias e fungos, com experiência em taxonomia polifásica, sistemática molecular, filogenia e aplicação de métodos independentes-de-cultivo na caracterização da diversidade microbiana em amostras ambientais (e.g. água, solos, petróleo, matérias-primas e produtos industrializados).

condições para utilização dos dados

Não especificado

como citar

Não especificado

Busca
dataCleaning
email
Centro de Referência em Informação Ambiental, CRIA