INPA-Carpoteca - Carpoteca INPA

INPA - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia
Coleção INPA
Carpoteca INPA, Cx. Postal 478
Manaus - AM - Brasil
69.011-970


A carpoteca do INPA teve seu início na década de 60 com a separação de frutos da coleção principal do herbário Inpa. A primeira amostra de fruto separado escrita no livro de registro do herbário refere-se a espécie Enterolobium maximum Ducke (Mimosaceae), coletada por Luís Coelho, em 11 de novembro de 1960. Ao longo desses anos acumulou-se um número considerável de amostras de frutos e algumas iniciativas de pesquisadores da CPBO colaboraram para a formação da carpoteca.
Somente em 2004 foi criada uma nova curadoria CARPOTECA do Programa de Coleções de Acervo Científico (PCAC), que tem como finalidade atender a demanda do herbário, dar suporte aos projetos de pesquisa, receber, catalogar e armazenar os frutos, além de preservar as coleções e disponibilizá-las para consulta. O acervo concentra predominantemente espécimes oriundos do bioma Amazônia, conseqüentemente é considerada uma coleção de frutos regionais.
A Carpoteca INPA encontra-se em fase final de organização, atualmente possui uma infra-estrutura necessária para atender à comunidade científica e ao público em geral que solicitam informações sobre os frutos amazônicos. É uma coleção associada ao herbário INPA, por isso cada amostra de frutos do acervo da carpoteca tem uma exsicata correspondente na coleção do herbário INPA, entretanto existem amostras da coleção didática sem registros no herbário. O acervo total estima-se em 2.500 frutos distribuídos em três tipos coleções: coleção de frutos desidratados com 1777 amostras, coleção em meio líquido com 509 amostras preservadas em solução de álcool 70% glicerinado, além de frutos da coleção didática. As famílias mais representativas em número de amostras são Lecythidaceae com 165 e Annonaceae com 137. Enquanto os frutos em via líquida estão distribuídos em 61 famílias, sendo as mais representativas Lauraceae (48), Moraceae (38), Fabaceae (38) e Myrtaceae (31)
Os frutos estão organizados em armários de madeira por famílias, gêneros e espécies em ordem alfabética, independente do sistema de classificação adotado pelo herbário.
A carpoteca funciona no térreo do prédio das coleções botânicas, anexo ao herbário Inpa. Seu acervo além de auxiliar pesquisadores, alunos de graduação e Pós-graduação que atuam nas áreas de Sistemática e Taxonomia Vegetal, tem contribuído para a formação de recursos humanos dando os primeiros passos para a formação de estudantes de iniciação científica na área de curadoria de coleções e sistemática de frutos amazônicos.

Online desde: 28/08/2007
Última atualização: 02/02/2024

Número de registros

Total: 2.500
Online: 2.520
Georreferenciados: 2.354
(por município: 81)
Com Imagens: 0

Condições para utilização dos dados

Não informado.

Como citar

Não informado.

Contatos

Diretor ou chefe de dept.:
Adalberto L. Val
dalval@inpa.gov.br
Curador:
Michael John Gilbert Hopkins
mikehopkins44@hotmail.com
Informática:
Laurindo Campos
lcampos@inpa.gov.br