CESC - Coleção Entomológica de Santa Cruz do Sul

UNISC - Universidade de Santa Cruz do Sul
Departamento de Biologia e Farmácia
Avenida Independência, 2293
Santa Cruz do Sul - RS - Brasil
96815-900


A coleção zoológica da UNISC teve início ainda no antigo curso de Ciências – Habilitação em Biologia, e servia basicamente como material didático para as aulas práticas de Zoologia e, eventualmente, para estágios dos acadêmicos do Ensino Fundamental ou Médio. Era pequena e não demandava maior cuidado. Com a criação do curso de Ciências Biológicas, aos poucos, seu perfil foi mudando. Os projetos depositaram os exemplares, objetos de estudo, na coleção. Também acadêmicos de Ciências Biológicas realizaram estágios com algum grupo animal e o resultado foi sendo depositado no Laboratório de Zoologia. Aos poucos, a coleção que era essencialmente didática, passou a ter um cunho científico. Isto ficou muito bem evidenciado com os primeiros resultados do convênio da UNISC com a Universidade de Tübingen e o Museu de Stuttgart, da Alemanha, em 2002.
Com a fundação do Laboratório de Entomologia em 2001 pelo Prof. Dr. Andreas Köhler e o espaço físico disponibilizado pela Universidade de Santa Cruz do Sul para a realização dos trabalhos científicos, as pesquisas na área da Entomologia, ou dos artrópodes em geral, aumentaram muito; visto a importância destas pesquisas para a região, dominada pela agricultura, e assim as necessidades de controle de insetos “pragas”, como também pelas necessidades das ciências da saúde na identificação dos agentes transmissores de doenças. Ainda, foram firmadas novas cooperações com instituições nacionais e internacionais, que facilitaram o começo de estudos sistemáticos e taxonômico sobre diversos artrópodes, induzindo vários novos estudos entomológicos na Região Central do Rio Grande do Sul.
Fora do impacto técnico-científico ao nível universitário (graduação e pós-graduação), a coleção zoológica da UNISC tem uma importância sócio-cultural, econômica e didática para a região, servindo como coleção de referência para a maioria dos insetos “pragas” agrícolas da região e oferece possibilidades de estágios/bolsas, bem como recebe visitas de pesquisadores externos e possibilita o intercambio/empréstimo de material entomológico.
No mês de setembro de 2013, a coleção conta com:
- 59223 lotes com material tombado em álcool, totalizando 2.885.759 indivíduos;
- 37705 números de registro de material alfinetado, na coleção em seco, totalizando 37720 indivíduos;
Trata-se da:
- maior coleção do interior do estado do RS, com 3 milhões de indivíduos uma das duas mega-coleções do estado;
- maior coleção de Vespidae, Syrphidae e Asilidae do estado (todo material identificado em nível de espécie);
- maior coleção de vespas parasitoides do sul do Brasil: tombadas em nível de família ou espécie/morfo-espécie;

Atualmente temos 3 holótipos e mais de 30 parátipos depositados na coleção.

Online desde: 28/01/2014
Última atualização: 28/01/2014

Número de registros

Total: 3.000.000
Online: 29.373
Georreferenciados: 29.346
(por município: 22)
Com Imagens: 0

Condições para utilização dos dados

Dados dos espécimes disponíveis para fins científicos, tendo a exigência de citação da Coleção Entomologica de Santa Cruz do Sul (CESC).

Como citar

Coleção Entomologica de Santa Cruz do Sul, CESC

Contatos

Diretor ou chefe de dept.:
Adilson Bem da Costa
adilson@unisc.br
Curador:
Andreas Köhler
andreas@unisc.br