english
HDJF - Herbário Dendrológico Jeanine Felfili
Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
Departamento de Engenharia Florestal
Diamantina - Minas Gerais
networkManager

 
 
acervo   [ consultar ]   [ dataCleaning ]
registros:  total
7247
online
7837
georreferenciados
7458
com imagens
6165
software
Brahms7.7.1
online desde
24/07/2014
última atualização
18/11/2020
resumo

O herbário foi idealizado em 2006 pelos estudantes e docentes do Departamento de Engenharia Florestal da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri com finalidade de subsidiar as disciplinas deste curso, oferecer suporte aos estudos de vegetação e consequentemente congregar coleções científicas da flora regional. Em 2011 o acervo tomou proporções consideráveis sendo necessárias melhorias na forma de armazenamento e novas estruturas e equipamentos foram adquiridos. Nesta época o herbário recebeu a denominação Herbário Dendrológico Jeanine Felfili, com a sigla oficial HDJF, bem como o reconhecimento oficial junto à Rede Brasileira de Herbários e ao Index Herbariorum. O HDJF está inserido na porção Meridional da Serra do Espinhaço, fitogeograficamente a região que apresenta um complexo mosaico de florestas estacionais e savana, com diversas fitofisonomias relativamente bem preservadas, sendo considerada área prioritária para conservação e investigação científica. Assim no acervo tem destaque para a flora regional com exemplares dos biomas Mata Atlântica e Cerrado, contudo há também representação de outros biomas como Amazônia e Caatinga, oriundos do programa de permutas de duplicatas e intercâmbio com outros herbários.

condições para utilização dos dados

É vedada a comercialização dos dados, sejam eles em sua forma bruta ou processada; O uso de qualquer informação direta ou derivada dos dados requer a citação.

como citar

Herbário Dendrológico Jeanine Felfili (HDJF). Número de tombo: 'Número'. Voucher: 'Coletor'. Disponível em: 'URL'. Acessado em: 'Data'.

Busca
dataCleaning
email
Centro de Referência em Informação Ambiental, CRIA