english
o projeto Como participar

O CRIA, em colaboração com as coleções biológicas e equipes de informática do país e do exterior, desenvolveu e mantém a rede speciesLink, um sistema distribuído de informação que integra em tempo real, dados dos acervos de coleções nacionais e internacionais. O objetivo é tornar dados e informações públicas acessíveis de forma livre e aberta, em formato utilizável e de fácil compreensão, através da Internet a qualquer interessado.

Para participar da rede a coleção deverá preencher o formulário com dados da instituição e da coleção e enviá-lo ao CRIA. Deverá também assinar o Protocolo de Intenções cujo objeto é formalizar o acordo de cooperação técnica entre as partes, visando a participação da coleção na rede speciesLink.

Ao CRIA caberá:
- Cadastrar e classificar a coleção no sistema de gerenciamento da rede de acordo com as informações fornecidas no formulário;
- Estudar o sistema, banco de dados ou planilha utilizada pela coleção e a compatibilidade dos campos utilizados com o padrão DarwinCore;
- Instalar o software spLinker, configurar e mapear os campos de acordo com o modelo DarwinCore;
- Promover as adequações necessárias junto com o curador;
- Testar o envio dos dados da coleção para o servidor regional mais adequado;
- Demonstrar o uso das ferramentas disponíveis para as coleções.

O CRIA, depende de recursos externos para a sua manutenção. É uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) que hoje depende exclusivamente da execução de projetos para se manter. Mesmo assim, acreditamos que é importante que essa atividade seja executada por uma organização do terceiro setor por sua agilidade na articulação e no estabelecimento de parcerias e por suas políticas de longo prazo. O custo da integração dos dados depende do trabalho a ser realizado e da distância física entre as instituições, devendo ser analisado caso a caso. Se não houver um projeto específico que possa pagar o custo, ambas as partes irão se comprometer a buscar recursos externos para este fim.



busca
indicadores
dataCleaning
Lista de Discussão
Centro de Referência em Informação Ambiental, CRIA
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo