english
o projeto Programas para gerenciamento de Coleções

BRAHMS

Botanical Research and Herbarium Management System: é um programa voltado para pesquisa e para gerenciamento de coleções botânicas. Foi desenvolvido no Department of Plant Sciences, University of Oxford.

Sua última versão (5.48, 27/04/03) está bem completa, com ferramentas para catalogar imagens, fragmentos de DNA e mapas. Este último recurso ainda é muito rudimentar, mas permite a visualização de mapas nos quais é possível visualizar ocorrências de espécimes depositados na coleção. O Software vem apresentando novas versões com uma periodicidade bastante alta.

Uma grande vantagem do Brahms é a fácil exportação dos dados. A extração é muito simples, pois todo o banco é armazenado em planilhas DBF (database) e é possível abrir dados diretamente em uma planilha Excel. Outra vantagem é possibilitar ao usuário trabalhar com arquivos DBF antes de incoroporá-los ao banco de dados. Esse mecanismo, utilizado para correção de dados, denomina-se RDE (Rapid Data Entry).

O Brahms possibilita o uso de multiusuários e um bom controle do administrador do sistema, com diversos níveis de usuários e histórico de operações do banco.

Software analisado em abril de 2003.

Instituição responsável: University of Oxford
Custo: uso livre
URL: http://www.brahmsonline.com/
Especificidade taxonômica: Botânica


busca
indicadores
dataCleaning
Lista de Discussão
Centro de Referência em Informação Ambiental, CRIA
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo