english
o projeto Programas para gerenciamento de Coleções

BIOTA

Biodiversity Database Manager: este programa é um gerenciador de dados para coleções baseado em informação sobre espécimens e dados biológicos.

Pode ser usado tanto por pesquisadores como por Instituições. Foi desenvolvido por Robert K. Colwell, University of Connecticut. Inicialmente o Biota foi idealizado para gerenciar coleções entomológicas, mas foi posteriormente adaptado para uma uilização mais genérica. Porém, ainda não é muito indicado para a utilização em herbários, pois não compreende uma série de informações que são necessárias a esse tipo de acervo.

O Biota permite o armazenamento de pequenas imagens, mas são relacionadas a espécie e não ao espécime. A exportação e importação são realizadas através de arquivos TXT e uma vantagem do software é a possibilidade de escolha da ordem dos campos que vão ser importados ou exportados. Uma importante característica do Biota é permitir o relacionamento de espécimes para registros de parasita e hospedeiro, recurso que poucos programas oferecem.

O programa não tem ferramentas para formatação de etiquetas. Este recurso é fornecido em um tamanho fixo e com campos predefinidos, o que limita seu uso em algumas coleções.

Software analisado em janeiro de 2003.

Instituição responsável: Robert K. Colwell - University of Connecticut
Custo: não é de uso livre, tem custo
URL: http://viceroy.eeb.uconn.edu/Biota
Especificidade taxonômica: independe de grupo taxonômico


busca
indicadores
dataCleaning
Lista de Discussão
Centro de Referência em Informação Ambiental, CRIA
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo