english
o projeto Programas para gerenciamento de Coleções

The ARTEDIAN

Programa para gerenciar dados de coleções ictiológicas desenvolvido e utilizado pelo Museu de História Natural da Suécia.

Este programa foi desenvolvido com banco de dados MS-Access 2000 e está particularmente otimizado para entrada de dados de coleções que trabalham com lotes (facilidades para inserção de vários espécimes associados à mesma coleta).

O ARTEDIAN possui suporte a imagem, com formulário para metadados de imagens de espécimes ou de localidades. As imagens ficam armazenadas em um diretório específico, sendo que o usuário pode visualizar a imagem através do formulário de metadados.

Possui também auxílio para importação de dados do Muse através de explicações passo-a-passo, e é capaz de exportar dados em formatos pré-determindos, tais como FishBase, FishNet, GBIF DiGIR (DarwinCore2), e tabelas para banco de dados online.

Suporta aspectos de curadoria, sendo bem completo neste sentido. Permite a impressão de relatórios e etiquetas, bem como possibilita a edição.

Entretanto, é importante observar que não é oferecido suporte técnico, assim como não há manual de utilização. Para as coleções que pretendem adotar este sistema é portanto interessante possuir alguém que tenha bons conhecimentos em MS Access. A interface gráfica não é atraente, sendo composta de formulários repletos de botões condensados. Ao navegar pelos formulários, várias janelas são abertas, o que pode confundir o usuário. Os menus no alto da tela são pouco informativos.

Versão Analisada: 2.0.64

Instituição responsável: Museu de História Natural da Suécia
Custo: uso livre
URL: http://swedish.naturalhistory.museum/ve/pisces/artedian/
Especificidade taxonômica: Ictiologia


busca
indicadores
dataCleaning
Lista de Discussão
Centro de Referência em Informação Ambiental, CRIA
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo